Rádio Metropole
Aos Fatos: Papa Francisco morre aos 88 anos e STF torna réus mais seis acusados de trama golpista

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Americanos serão os primeiros a pagar por essa escolha, diz ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero sobre medidas de Trump
Ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero concedeu entrevista ao Jornal da Metropole no Ar desta segunda-feira (14)
Foto: Reprodução/YouTube
As novas diretrizes do presidente dos EUA, Donald Trump, voltaram a acender alertas no cenário internacional. Durante participação no Jornal da Metropole no Ar desta segunda-feira (14), o diplomata e ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero afirmou que as medidas adotadas refletem uma ideologia extremista e podem gerar impactos profundos, sobretudo nos próprios EUA. Para ele, o projeto de governo de Trump se ancora em pautas retrógradas, anticientíficas e excludentes.
“Se alguém vai pagar um preço por essa escolha, vão ser, infelizmente, os americanos. Eles é que votaram por esse homem e agora vão ter que aprender pelo caminho duro. E que foi um equívoco muito grande”, criticou.
Ricupero destacou que Trump atua principalmente para seu eleitorado interno, mas com efeitos colaterais globais. Segundo ele, há uma “negação sistemática da ciência e dos direitos sociais” por parte da extrema-direita, que transforma o poder em um palco para retrocessos. Para o diplomata, o presidente norte-americano não tem estratégia estável e aplica medidas de forma errática, movido por impulsos ideológicos.
“Ele tem uma ideologia de extrema-direita, nesse sentido, ele não é original. Ele apenas é uma das manifestações dessa tendência no mundo. E isso se faz sentir nos aspectos mais repulsivos, mais anti-humanos da ação dele”, concluiu Rubens Ricupero.
Confira o programa completo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.