
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
"Muitos pais se sentem donos dos filhos", diz Dani Rita sobre excesso de exposição nas redes sociais
Rádio Metropole
"Muitos pais se sentem donos dos filhos", diz Dani Rita sobre excesso de exposição nas redes sociais
Em conversa no Jornal da Metropole no Ar desta quinta-feira (17), psicóloga falou sobre os desafios na educação de crianças e adolescentes na atualidade

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A educação de adolescentes na era digital tem exigido dos pais um equilíbrio delicado entre proteção, respeito à privacidade e vínculo afetivo. Para a psicóloga Daniela Rita, autora do livro "Guia Prático de Orientação Parental", muitos responsáveis confundem cuidado com controle e acabam invadindo espaços que deveriam ser de autonomia dos filhos. A reflexão foi feita durante o programa Jornal da Metropole no Ar desta quinta-feira (17).
“Muitos pais se sentem donos dos filhos. Acreditam que podem decidir tudo por eles, inclusive invadir a privacidade, divulgar imagens e controlar comportamentos, sem considerar os efeitos disso no desenvolvimento emocional da criança e do adolescente”, apontou.
Segundo Daniela, a superexposição e o excesso de proteção podem dificultar a construção da autonomia e do senso de identidade dos jovens. Ela defende que o acompanhamento parental aconteça com diálogo e presença real, não com espionagem ou imposição de regras autoritárias.
“Não adianta só vigiar e não se conectar, não estar aberto, não se aprofundar na relação. Porque aí a gente tem o recorte, mas não tem a justificativa. Tem a falsa ilusão de que está protegendo, quando, na verdade, está afastando”, concluiu.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

