Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Quarta-feira, 30 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

"É mais uma tapeação", diz Janio de Freitas sobre reconhecimento do Estado palestino pela ONU

Rádio Metropole

"É mais uma tapeação", diz Janio de Freitas sobre reconhecimento do Estado palestino pela ONU

O reconhecimento da Palestina como Estado soberano foi um dos temas do programa Três Pontos desta quarta-feira (30)

"É mais uma tapeação", diz Janio de Freitas sobre reconhecimento do Estado palestino pela ONU

Foto: Metropress

Por: Metro1 no dia 30 de abril de 2025 às 14:00

Durante sua participação no programa Três Pontos, nesta quarta-feira (30). o jornalista Janio de Freitas comentou sobre o recente reconhecimento da Palestina como Estado soberano pela Assembleia Geral da ONU. Ele expressou ceticismo quanto à efetividade dessa decisão, observando que a soberania de outros países, como o Líbano, não tem sido respeitada por Israel.

"A soberania desse Estado [Palestina], que pode decorrer na reunião em Nova Iorque, vale pouco. Porque o Líbano, por exemplo, é um Estado soberano. Israel não dá a menor importância a essa condição do Líbano. Bombardeia, mata, extermina, destrói, à vontade"​, disse o jornalista. 

Freitas destacou a falta de ação da comunidade internacional frente às violações cometidas por Israel, mesmo contra civis inocentes. "E a comunidade internacional, que garante, teoricamente, a soberania, não toma nenhuma atitude dentro ou fora da ONU. Israel continua matando quem ele queira matar dentro do Líbano. Crianças, mulheres, civis que não têm absolutamente nada a ver com Resmolá nem com Hamas."​

Por fim, Janio de Freitas classificou o reconhecimento do Estado palestino como uma "tapeação", sugerindo que se trata de uma ação simbólica que não enfrenta os problemas reais da região. "Esse reconhecimento do Estado palestino pode ter algum grau de seriedade, mas no fundo é mais uma tapeação, mais uma máscara, uma fantasia, que esta geração de líderes ocidentais, sobrepõe aos problemas reais do Oriente Médio, do extremo asiático, da América Latina, enquanto eles usufruem dos benefícios de explorar essas regiões da maneira mais desavergonhada", completou. 

Confira o programa completo na íntegra: