Terça-feira, 06 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Taxa de juros no Brasil é problema crônico, diz presidente da Fecomércio Bahia

Rádio Metropole

Taxa de juros no Brasil é problema crônico, diz presidente da Fecomércio Bahia

Presidente da Fecomércio concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (5)

Taxa de juros no Brasil é problema crônico, diz presidente da Fecomércio Bahia

Foto: Victor Ramos/Metropress

Por: Metro1 no dia 05 de maio de 2025 às 09:39

Atualizado: no dia 05 de maio de 2025 às 10:07

O presidente da Fecomércio-BA (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia), Kelsor Fernandes, criticou a atual política de juros no Brasil durante entrevista à Rádio Metropole, nesta segunda-feira (5). Para o dirigente, a taxa básica elevada tem travado o crescimento do país e afeta diretamente setores estratégicos, como o comércio e o mercado imobiliário.

"Temos essa taxa crônica de juros que ainda emperra o crescimento e a alavancagem definitiva no Brasil", afirmou. Kelsor ressaltou que vê um grande potencial de desenvolvimento no país, mas condicionou esse avanço à redução das taxas. “É uma vergonha ter juros de 15% ao ano. Isso impacta diretamente o consumo. No setor imobiliário, afeta demais, as pessoas ficam com medo de não conseguirem pagar as prestações”, disse.

Apesar disso, segundo ele, o comércio ainda não sentiu de forma plena os efeitos negativos dos juros elevados, após a taxa Selic ser fixada pelo Banco Central em 14,25% ao ano, o maior patamar desde 2016. “A previsão é de uma queda a partir do segundo semestre. Mas esperamos que não se concretize, porque o comércio vem pagando há muito tempo pelos problemas que o Brasil".

Ainda durante o Jornal da Bahia no Ar, o dirigente comentou sobre a Semana S, evento nacional do Sistema Comércio, realizado em todas as capitais, onde empresários, trabalhadores e suas famílias conhecem de perto os produtos e serviços que impulsionam o setor de bens, serviços e turismo.​ Este ano o evento está marcado para os dias 16 e 17 de maio.

Confira a entrevista na íntegra: