Quinta-feira, 08 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Terapeuta explica fases de luto ao longo da maternidade: "sempre estamos em momento de partida"

Rádio Metropole

Terapeuta explica fases de luto ao longo da maternidade: "sempre estamos em momento de partida"

Lara Mendes concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (8)

Terapeuta explica fases de luto ao longo da maternidade: "sempre estamos em momento de partida"

Foto: Victor Ramos/Metropress

Por: Metro1 no dia 08 de maio de 2025 às 09:23

Atualizado: no dia 08 de maio de 2025 às 09:52

A terapeuta Lara Mendes comentou, nesta quinta-feira (8), o processo de luto vivido pelas mães ao enfrentarem as perdas emocionais que surgem com a maternidade. Em entrevista à Rádio Metropole, Lara afirmou a experiência de se tornar mãe não é apenas uma transição física, mas também emocional, que exige o abandono de uma fase anterior da vida para dar espaço a uma nova realidade. 

Ela enfatizou que, ao longo de nossa existência, lidamos constantemente com perdas, mas raramente nos preparamos para elas de forma consciente."Desde que nascemos estamos em momentos de partido, mas não fazemos um trabalho direcionado às perdas", disse a terapeuta. Lara explicou que as mulheres, em especial, enfrentam um luto que precisa ser vivido com autocompaixão e sensibilidade.

Ela afirmou ainda que é natural sentir sentimentos de arrependimento, desconforto e até mesmo contraditórios durante esse processo de transformação, e que todos esses sentimentos precisam ser acolhidos com gentileza. "Precisamos olhar com gentileza com as mudanças que acontecem, porque vamos vivenciar sensação de arrependimento, de mal-estar e isso tudo precisa caber nessa nossas vidas", disse.

A terapeuta também alertou sobre a importância de buscar ajuda profissional durante essa fase, especialmente para as mulheres que, muitas vezes, assumem o papel de cuidadoras. Segundo Lara, práticas terapêuticas adequadas e o suporte emocional são essenciais para ajudar as mulheres a lidarem com as exigências das novas fases, para permitir que se expressem livremente e cuidem de si mesmas enquanto cuidam dos outros.

Confira a entrevista na íntegra