Rádio Metropole
Aos Fatos: China anuncia investimentos no Brasil e Haddad classifica fraude no INSS como "escândalo"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Ao invés de denunciar ao poder público vão primeiro para as redes sociais, diz Sturaro sobre turismo em Salvador
Diretor-geral da Guarda Municipal concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (12)
Foto: Metropress
O diretor-geral da Guarda Civil Municipal de Salvador, Coronel Humberto Sturaro, comentou o impacto das ações da segurança pública no setor turístico, especialmente no Centro Histórico de Salvador. Durante entrevista concedida nesta segunda-feira (12) ao Jornal da Cidade, Sturaro ressaltou que medidas de aproximação com a comunidade e fiscalização mais rigorosa vêm sendo adotadas para proteger o visitante e inibir práticas ilegais, como abordagens abusivas e tentativas de extorsão.
“Quando alguém tenta extorquir um turista, ele perde. Nosso trabalho é estar perto, conversar, perguntar quanto estão cobrando, se o serviço está sendo bem prestado. Isso não vai mudar”, disse. Ele também reforçou a importância da denúncia: “Se você está se sentindo ameaçado, procure imediatamente uma autoridade. A polícia está presente, e a resposta é imediata quando somos informados", comentou.
O comandante apontou ainda que os agentes da Guarda Municipal passaram por um novo ciclo de treinamento com foco no turismo, para garantir que saibam abordar visitantes e trabalhadores do setor. “Eles receberam capacitação específica, inclusive sobre como se portar com grupos culturais e turistas estrangeiros. A cidade tem que mostrar que está pronta para o turista”, concluiu.
Ao tratar das críticas que surgem nas redes sociais, o coronel disse: “Não é falta de policiamento. Você vai na Barra, vai no Bonfim, o policiamento está lá. O que acontece é que, quando alguém se sente afetado, não procura a autoridade, vai direto postar [nas redes sociais].” Segundo ele, a participação da população é essencial para que os problemas sejam resolvidos com agilidade.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.