Rádio Metropole
Aos Fatos: Ana Paula Matos detalha projetos na Secult e Brasil suspende exportações de frango após caso de gripe aviária

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Formação deficiente de médicos compromete sistema de saúde, alerta hepatologista Raymundo Paraná
Hepatologista concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (12)
Foto: Reprodução
O hepatologista Raymundo Paraná afirmou, durante entrevista à Rádio Metrópole nesta segunda-feira (12), que a formação inadequada de médicos no Brasil compromete a qualidade do atendimento à saúde e sobrecarrega o sistema. Segundo ele, médicos mal formados podem ser uma ameaça tanto para os pacientes quanto para o sistema de saúde, pois, ao invés de resolverem os problemas, os agravam.
Paraná ressaltou que médicos com deficiências técnicas frequentemente recorrem à solicitação excessiva de exames, aumentando os custos do sistema e falhando em resolver as condições de saúde dos pacientes. “É um médico não resolutivo, que solicita exames e não consegue fazer um diagnóstico preciso. Se começa mal, vai terminar mal. Às vezes o paciente se sente seguro quando vai a um médico que pede muitos exames, mas isso, na verdade, reflete a pouca preparação do profissional", explicou.
O hepatologista também criticou a crescente judicialização da saúde no Brasil, argumentando que a entrada de processos judiciais na área médica é uma consequência direta da falta de regulamentação e da formação inadequada dos profissionais. Segundo ele, a falta de planejamento na expansão das escolas médicas, sem considerar as necessidades pedagógicas e a formação de qualidade, agrava ainda mais o cenário.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.