Rádio Metropole
Aos Fatos: Paulo Azi comenta federação entre PP e União e Pepe Mujica morre aos 89 anos

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Paulo Azi crava candidatura de ACM Neto ao governo do estado e aponta cenário diferente: "muito mais favorável do que 2022"
Deputado cita imagem dos governos Lula e Jerônimo Rodrigues como fatores decisivos para a disputa de 2026 pelo Palácio de Ondina
Foto: Metropress/Samanta Leite
O deputado federal Paulo Azi (União Brasil) disse ter convicção de que seu correligionário ACM Neto será candidato do grupo na disputa pelo governo do estado em 2026. Em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar nesta terça-feira (13), o parlamentar destacou ainda que essa deve ser uma disputa com fatores diferentes do cenário de 2022, quando o governador Jerônimo Rodrigues foi eleito ao enfrentar ACM Neto, e favorável ao grupo da oposição.
“Tenho absoluta convicção de que ACM Neto será candidato a governador. E enxergo um cenário muito mais favorável do que nós enfrentamos nas eleições de 2022. Por algumas razões. A primeira delas está muito claro: Lula não terá, em 2026, a mesma força eleitoral que teve na Bahia. E esse, eu repito, como tendo sido o principal fator [para a vitória de Jerônimo], claro, houve outros, mas esse, na minha visão, foi o principal fator que não nos levou à vitória”, avaliou o deputado.
Além da influência do presidente Lula no voto ao candidato do PT, Azi citou a imagem do governador Jerônimo Rodrigues como outro fator que vai diferenciar o cenário em 2026. Se na última eleição o candidato petista ainda não era conhecido, desta vez, ele será ao tentar a reeleição. “Em 2022, Jerônimo Rodrigues era uma aposta, não tinha praticamente nenhum tipo de desgaste, não tinha rejeição, e isso terminou beneficiando ele. Agora não, agora ele vai ser cobrado pelas suas ações do governo e principalmente pela falta das suas ações”, afirmou.
“Acho que essa eleição, do ponto de vista nacional, está muito mais vinculada à sabedoria dos líderes de centro e de direita, de conseguir construir uma candidatura que possa sair um pouco dessa polarização de Bolsonaro versus Lula. E ter realmente essa construção vai nos dar uma condição de vitória e de uma probabilidade de vitória muito grande, com reflexos claros aqui na Bahia [...] Portanto, eu tenho muita convicção primeiro que ACM Neto será candidato sim, é claro que ele não pode sair por aí falando um ano e seis meses antes, mas a gente que está perto, que está traçando o futuro, tem muita convicção de que ele vai colocar o nome dele na discussão”, concluiu.
Confira a entrevista na íntagra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.