Rádio Metropole
Aos Fatos: Três Pontos lamenta morte de Mujica e Jornal Metropole destaca baixa nota do MEC de cursos de medicina

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Mujica via no Brasil um líder regional necessário, diz Bob Fernandes ao relembrar encontro com líder
No programa Três Pontos desta quinta-feira (15), Bob Fernandes destacou a visão de Mujica sobre a necessidade de uma liderança latino-americana compartilhada entre Brasil e seus vizinhos
Foto: Reprodução/YouTube
A morte de José “Pepe” Mujica nesta semana reacendeu reflexões sobre sua figura política e sua visão generosa de mundo. Durante o programa Três Pontos desta quinta-feira (15), o jornalista Bob Fernandes relembrou um encontro que teve com o ex-presidente uruguaio há dois anos, destacando sua lucidez e liderança no debate sobre o futuro do planeta e da América Latina.
“Mujica articulou com centrais sindicais dos Estados Unidos, Ásia e África e foi ter com Lula em Brasília, logo no início do governo, para dizer que o Brasil é grande, mas não o suficiente. Que o Brasil precisava falar pela América Latina, e a América Latina, junto com o Brasil. Ele era antecipatório. Sempre pensou antes”, disse.
Bob Fernandes sublinhou que Mujica enxergava o colapso ambiental e social antes da maioria e já propunha alianças entre povos do Sul Global como caminho para resistir aos desdobramentos do sistema global. Sua simplicidade contrastava com sua profundidade política — uma liderança que pregava o essencial.
“O problema que a humanidade precisa entender, dizia ele, é o seguinte: tem 8 bilhões de habitantes. Se todo mundo quiser tomar banho numa jacuzzi, não vai dar. Vai faltar água”, concluiu.
Confira o programa completo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.