Quinta-feira, 22 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Cassação de Glauber Braga está ligada à postura crítica no Congresso e pressão de Lira, diz Kleber Rosa

Rádio Metropole

Cassação de Glauber Braga está ligada à postura crítica no Congresso e pressão de Lira, diz Kleber Rosa

Kleber Rosa concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quarta-feira (21)

Cassação de Glauber Braga está ligada à postura crítica no Congresso e pressão de Lira, diz Kleber Rosa

Foto: Victor Ramos/Metropress

Por: Metro1 no dia 21 de maio de 2025 às 10:37

O ativista e membro do PSOL, Kleber Rosa, afirmou, nesta terça-feira (15) que a ação contra o deputado Glauber Braga não está relacionada ao episódio com um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), mas sim à maneira como ele tem se posicionado no Congresso. Em entrevista à Rádio Metropole, Rosa afirmou que o principal fator por trás da movimentação pela cassação de Glauber é sua postura crítica ao atual sistema político, em especial a denúncia do orçamento secreto e a atuação do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira.

Segundo o ativista, o controle de Lira sobre o Congresso Nacional é um dos fatores que tornam a cassação de Glauber uma possibilidade real. “Por força desse controle, não há garantia para nós (PSOL) de que Glauber não seja cassado. Mas há um clamor popular, uma pressão, resultado do movimento que ele fez com a greve de fome, e que terminou dando visibilidade. Está rodando os estados brasileiros, ele tem lotado os espaços”, explicou.

Kleber anunciou, inclusive, a organização de uma marcha do Rio de Janeiro a Brasília, prevista para o início de julho, para intensificar a pressão política em defesa da manutenção do mandato de Glauber. “Os próprios deputados não querem caçar Glauber e nos bastidores dizem isso, mas Lira está colocando o peso. Estamos cumprindo nosso papel, que é denunciar, e vamos usar todos os recursos, da política e da justiça, para garantir a manutenção”, afirmou.

A ação no Conselho de Ética contra Glauber Braga foi apresentada pelo Partido Novo, que o acusa de agredir fisicamente um integrante do MBL em 2024 durante uma confusão no Congresso.  Já Glauber, afirma que foi alvo de provocações constantes e que sua reação foi motivada por ofensas pessoais, incluindo ataques à sua mãe.

Confira a entrevista na íntegra: