Quinta-feira, 22 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Janio de Freitas: ofensiva de Israel em Gaza alimenta ataques a judeus no mundo

Rádio Metropole

Janio de Freitas: ofensiva de Israel em Gaza alimenta ataques a judeus no mundo

Jornalista explica, no programa Três Pontos desta quinta-feira (22), como guerra em Gaza tem efeito colateral na segurança de israelenses fora do país

Janio de Freitas: ofensiva de Israel em Gaza alimenta ataques a judeus no mundo

Foto: Reprodução/YouTube

Por: Metro1 no dia 22 de maio de 2025 às 12:45

A ofensiva de Israel contra Gaza, sob comando de Benjamin Netanyahu, tem ampliado o antissemitismo em várias partes do mundo. Ao mesmo tempo em que cresce a intolerância contra judeus e israelenses, muitos deles são silenciados ao se posicionarem contra o governo israelense. A avaliação é do jornalista Janio de Freitas, feita durante o programa Três Pontos, nesta quinta-feira (22), ao comentar o assassinato de dois funcionários da embaixada de Israel em Washington, nos EUA.

“Eu sempre me lembro, com uma pena enorme, dos israelenses que não subscrevem a política de Netanyahu e não podem aceitar o que o país faz. Essas pessoas devem estar sofrendo muito. E não só em Israel. Pelo mundo todo há incontáveis judeus contrários ao que se passa entre Israel e Gaza, e que não podem se manifestar por medo ou por repressão”, disse Janio de Freitas.

Crítico do avanço da extrema-direita global, Janio relacionou o cenário atual ao que ocorre nos EUA sob influência de Donald Trump, onde movimentos contra imigrantes e repressão a vozes pró-Palestina se intensificam. Para ele, a radicalização do discurso político e religioso, tanto em Israel quanto fora dele, alimenta uma confusão perigosa entre antissionismo e antissemitismo, o que contribui para novos atos de violência, como o caso recente ocorrido em Washington.

“Falar que israelenses atacaram Gaza enfurece certos militantes. Mas é o Estado de Israel, eleito por sua maioria, que comete essas brutalidades. E essa direita extremista feroz é tão parecida com seus inimigos mais terríveis da Alemanha da década de 30... nada mudou”, concluiu o jornalista Janio de Freitas.

Confira o programa completo: