
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
'A Morte da Finada' é um desabafo literário, diz escritor sobre obra vencedora do Prêmio Alta Literatura
Rádio Metropole
'A Morte da Finada' é um desabafo literário, diz escritor sobre obra vencedora do Prêmio Alta Literatura
Em entrevista à Rádio Metropole, escritor compartilha inspiração por trás da obra vencedora do Prêmio Alta Literatura e revela como a narrativa se constrói

Foto: Victor Ramos/Metropress
O escritor Asterio Moreira falou nesta segunda-feira (26), em entrevista à Rádio Metropole, sobre seu livro A Morte da Finada, que recentemente conquistou o Prêmio Alta Literatura na categoria autor não estreante.
"O livro surgiu a partir da ideia de uma conversa, de uma pessoa que precisa falar e passou muito tempo sem poder", disse o escritor. Segundo ele, a protagonista da história carrega uma necessidade intensa de desabafar sobre sua vida e suas experiências. "Ela precisa desse momento de desabafo, o sentimento dela vai falar", acrescentou.
A obra, que mistura elementos de mistério e crítica social, se baseia na história de uma mulher do sertão do Brasil que, após sua morte prematura e sem explicação, decide contar sua própria história. "A tentativa foi essa, fazer um livro conversado entre quem escreve e quem lê", comentou Moreira.
No livro, a narradora reflete sobre os eventos de sua vida, especialmente os que a envolveram enquanto mulher em um ambiente agrário, marcado por violência machista, opressão financeira, superstição e moralismo. A escrita de Moreira se destaca pela sutil graça e comicidade mágica típicas do sertão brasileiro, criando uma obra repleta de crítica e sensibilidade.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.