Quarta-feira, 28 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Jornalista relembra agressão de ACM em cobertura das eleições de 1986: "meu dia mais difícil"

Rádio Metropole

Jornalista relembra agressão de ACM em cobertura das eleições de 1986: "meu dia mais difícil"

Jornalista relata ameaças, agressões e perseguição após confronto com o então ministro durante cobertura eleitoral na TV Itapoan

Jornalista relembra agressão de ACM em cobertura das eleições de 1986: "meu dia mais difícil"

Foto: Victor Ramos/Metropress

Por: Metro1 no dia 27 de maio de 2025 às 08:59

O jornalista Antônio Fraga relembrou, em entrevista à Rádio Metropole nesta terça-feira (27), um dos episódios mais marcantes e polêmicos de sua carreira: a agressão física e verbal sofrida por ele por parte do então ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães (ACM), durante a cobertura das eleições estaduais de 15 de novembro de 1986. Na época, Fraga trabalhava como repórter da TV Itapoan.

O episódio aconteceu no clube Baiano de Tênis, onde ACM foi recebido com vaias e gritos de apoio ao adversário Waldir Pires. Segundo Fraga, mesmo com a orientação da emissora para não dar espaço a ACM, ele conseguiu uma entrevista com o político. Durante a abordagem, o jornalista fez uma pergunta e foi surpreendido com xingamentos, ameaças e, posteriormente, agressões físicas. “Em todo momento mantive a calma, mas durante aqueles segundos a ficha caiu, entendi o que tava acontecendo”, relatou. 

Fraga afirmou ainda que enfrentou um clima hostil na própria emissora e chegou a ser acusado falsamente de agredir o ministro. A situação só foi revertida quando as imagens mostraram a agressão de ACM. “Foi talvez o dia mais difícil que eu tenha vivido”, declarou.  No mesmo dia após o caso, a TV saiu do ar e retransmissores foram desligados. O jornalista chegou a ter uma ordem de prisão emitida contra ele por desacato e precisou circular por meses com um salvo-conduto, após um pedido junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

Fraga revelou ainda que já chegou a recusar diversos convites para entrar na política após a polêmica. “Naquela época eu senti que qualquer coisa que eu fosse falar poderia ser usada por um lado ou por outro. Declinei diversos pedidos para entrar na política. Teve dirigentes que foram em minha casa me convidar, mas nunca aceitei”. 

Confira a entrevista na integra: