Rádio Metropole
Aos Fatos: Jornal Metropole enaltece o Dois de Julho na Bahia e Moraes suspende decretos do IOF

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Manter a saúde cognitiva pode prevenir doenças como Alzheimer, diz geriatra
Médico geriatra concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (3)
Foto: Metropress
O médico geriatra Adriano Gordilho abordou aspectos importantes da saúde cognitiva e como a manutenção de atividades mentais e físicas pode contribuir para a prevenção de demências, como a doença de Alzheimer. Em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, nesta quinta-feira (3), o especialista enfatizou que, assim como os músculos, a função cerebral também pode ser estimulada e otimizada, o que pode ser crucial para pessoas na terceira idade.
Gordilho comentou que a mente humana, ao ser constantemente desafiada, pode gerar uma rede neural mais robusta e resistente. "Manter-se ativo é fundamental. O exercício cognitivo cria uma reserva cerebral... e faz com que o indivíduo tenha uma rede neural cada vez mais ampliada, aumentando a cognição", explicou o médico.
Ele compartilhou um caso interessante de um paciente diagnosticado com marcadores para Alzheimer, mas que, ao contrário do esperado, não apresenta sinais de demência. "Ele lê quase um livro por dia, tem uma reserva cognitiva imensa. Já se passaram três anos desde a última vez que o vi, e ele continua sem apresentar sinais de demência, apesar de ter os marcadores da doença. Isso demonstra o impacto positivo da estimulação cognitiva constante", contou.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.