Terça-feira, 08 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Inverno em Salvador: médica explica se frio pode causar ou aumentar dores articulares

Rádio Metropole

Inverno em Salvador: médica explica se frio pode causar ou aumentar dores articulares

A orientação da médica é que nos períodos de frio os idosos reforcem os alongamentos, atividade física e se agasalhem

Inverno em Salvador: médica explica se frio pode causar ou aumentar dores articulares

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 07 de julho de 2025 às 18:19

Os termômetros de Salvador já marcaram nos últimos dias 19 ºC, o que para muitos moradores da capital baiana já pode ser chamado de frio. Com a queda da temperatura, os relatos de artrose e outras dores articulares se tornam ainda mais comuns. E isso não é uma coincidência ou mito perpetuado pelos avós. A reumatologista Ana Amoedo explicou, em entrevista ao Metropole Mais nesta segunda-feira (7), que o frio pode ter sim relação uma maior percepção de dor nas chamadas juntas.

“Por incrível que pareça, é verdade. Não é que o frio piora a inflamação. Dor é uma percepção, cada um tem a sua percepção, uns mais, outros menos. E o que o frio faz? Com a baixa temperatura, a musculatura fica mais tensa, os tendões ficam mais tracionados e isso pode causar uma certa rigidez e a rigidez pode dar dor também”, explicou. 

Por isso, segundo a médica, é comum, nos consultórios, pacientes relatarem que estavam bem, mas com a onda de frio teve piora nos quadros de dores. “Não quer dizer nem que é uma coisa grave, nem que houve uma piora da doença. O que houve foi só um aumento da percepção de dor, por esses motivos da baixa temperatura aumenta a tensão muscular, distender um pouco mais os tendões e isso causar dor”, detalhou. 

Para evitar a piora das dores nestes períodos, a orientação de Ana Amoedo é realizar alongamentos nas articulações para melhor a rigidez. Exercício físico, aquecimento e se manter agasalhado também podem ajudar. “É a hora da gente tirar os casacos, as botas, as meias e se aquecer, e aquecer o idoso. É importante que o idoso fique aquecido nessa época do frio. Mais importante é o exercício físico e alongamento diário. Alongamento é uma coisa que a gente tem que colocar no nosso dia a dia”, finalizou.

Confira a entrevista: