Rádio Metropole
Aos Fatos: Incêndio atinge prédio no Comércio e Três Pontos discute neoliberalismo internacional

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
"É uma ruptura diplomática de 200 anos", diz Marcelo Freixo sobre crise comercial com os EUA
O presidente da Embratur concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quarta-feira (16)
Foto: Metropress
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, criticou a postura de parlamentares brasileiros que atuam em desacordo com os interesses nacionais. Em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, nesta quarta-feira (16), Freixo denunciou a tentativa de interferência externa na soberania brasileira e alertou para os impactos econômicos e diplomáticos dessas ações.
“É inacreditável que um deputado eleito no Brasil aja como um deputado norte-americano. Acho que ele [Eduardo Bolsonaro] esqueceu que foi eleito pelo Brasil, não pelos Estados Unidos. Convocar empresários brasileiros a investir em outro país é algo que nunca vi”, afirmou.
Durante a entrevista, o presidente da Embratur relembrou os tempos da pandemia de COVID-19 para ilustrar a incoerência nas atitudes de figuras públicas que hoje defendem ações que, em sua visão, colocam a economia nacional em risco para proteger interesses familiares. “Na pandemia, dizia-se que não podia decretar medidas sanitárias para não prejudicar a economia. Agora, para salvar o pai da cadeia, pode-se prejudicar o país inteiro?”, questionou.
Freixo também apontou para a gravidade da recente crise diplomática com os Estados Unidos, enfatizando que a provocação partiu de uma família política brasileira. “Estamos falando de uma ruptura com uma tradição diplomática de 200 anos. É muito grave que um país, incentivado por atores internos, tente ferir a soberania do Brasil.” Segundo ele, o Brasil deve agir com firmeza, mas também com diplomacia. “Temos que negociar, conversar, ser o país do diálogo. Isso afeta empregos, produtores e também a economia norte-americana. Precisamos defender nossos interesses com responsabilidade e coragem”, concluiu.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.