Rádio Metropole
Aos Fatos: Mário Kertész recebe Medalha da Ordem 2 de Julho e Wagner classifica missão nos EUA como "sucesso"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Funceb inicia homenagens a Batatinha com show no Pelourinho e ações em escolas estaduais
A diretora de Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Gabriela Sandyego, destacou o compromisso com a memória do samba e a importância de aproximar Batatinha das novas gerações
Foto: Divulgação
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) dará início, nesta sexta-feira (1º), a uma série de homenagens ao sambista baiano Batatinha, que completaria 101 anos no próximo dia 5 de agosto. Em entrevista ao Jornal da Cidade nesta quinta-feira (31), a diretora de Artes da Funceb, Gabriela Sandyego, afirmou que a iniciativa busca reparar uma dívida histórica com o artista.
“Já passou da hora da gente conseguir fazer essa homenagem, por toda a contribuição que ele tem à música, ao samba”, declarou.
O pontapé inicial da programação será um show nesta sexta-feira, às 19h, na Quintas Berro d’Água, no Pelourinho, com direção musical de Dodô Só e participação da cantora Juliana Ribeiro. Segundo Sandyego, o espetáculo mescla poesia e música e conta com a parceria da família de Batatinha, que cedeu exclusividade para o projeto. “É um reconhecimento. Esse Batatinha, gente, é ‘canso de imitação da vida’, ‘toalha da saudade’, boleiro”, disse a diretora.
Além do show em Salvador, a programação se estenderá a quatro escolas estaduais na capital e no interior, em parceria com a Secretaria de Educação. As instituições foram escolhidas com base em vínculos afetivos com o sambista e incluem nomes como Nelson Pufino (Camaçari), Zé Araújo (Feira de Santana) e Jota Veloso (Santo Amaro). Em cada escola, o filho do artista, Arthur Penha, fará uma palestra sobre a vida e a obra do pai.
Gabriela destacou ainda o objetivo pedagógico da ação: aproximar Batatinha da juventude baiana. “Temos o compromisso de aproximar esse artista dessa nova geração, que talvez já tenha acessado muitas das composições dele sem saber que são dele. É o nosso poeta do Maciel, o velho Batata”, afirmou.
Confira entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.