Terça-feira, 05 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

"Estamos alinhados com os brasileiros na defesa da soberania", diz Miguez sobre ato na UFBA

Rádio Metropole

"Estamos alinhados com os brasileiros na defesa da soberania", diz Miguez sobre ato na UFBA

Paulo Miguez convida a comunidade para ato público em resposta ao tarifaço dos EUA*

"Estamos alinhados com os brasileiros na defesa da soberania", diz Miguez sobre ato na UFBA

Foto: Emanuelly Gonçalves/Metropress

Por: Metro1 no dia 04 de agosto de 2025 às 09:15

Atualizado: no dia 04 de agosto de 2025 às 10:50

Em entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (4), o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Miguez, comentou da convocação para a comunidade universitária e a sociedade em geral para participar de um ato em defesa da soberania nacional, que ocorrerá no salão nobre da reitoria na próxima quarta-feira (6), às 10 horas. O ato acontece no contexto do início do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, decretado pelo presidente dos Estados Unidos.

"Universidade Federal da Bahia estará sempre na linha de frente na defesa da democracia e soberania nacional. Convido a todas e todos para que se juntem no salão nobre da reitoria da Universidade Federal da Bahia às 10 horas no próximo dia 6 de agosto no ato em defesa da soberania nacional", afirmou Miguez.

O reitor pontuou ainda que a UFBA, como instituição, está profundamente vinculada à história da independência e soberania do Brasil, citando a importância da data de 2 de julho, aniversário da universidade, que representa a relação entre independência e educação.

Miguez também ressaltou o compromisso da UFBA com a luta pela soberania brasileira. "O Brasil não se dobrará aos interesses de nenhuma outra nação, porque temos uma compreensão do que significa soberania brasileira. Estaremos alinhados com os brasileiros na defesa desse país, na defesa do artigo primeiro da nossa Constituição e não abriremos mão de seguirmos adiante nessa defesa.

Confira a entrevista na íntegra: