Rádio Metropole
Aos fatos: Reitor da UFBA defende soberania nacional e escolas de Salvador ainda praticam venda casada

Presidente da OAB-BA concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (4)
Foto: Metropress
O Golpe do Falso Advogado é uma fraude que tem se tornado comum no Brasil, os criminosos tem se passado por advogados para enganar e extorquir dinheiro de pessoas com processos válidos. A presidente da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) afirmou que a entidade tem discutido o assunto com outro tribunais e com a equipe de segurança pública do estado. Em entrevista ao Jornal da Cidade, nesta segunda-feira (4), ela explicou como o golpe acontece.
"São quadrilhas hoje no Brasil todo que se passam por advogados para tentar aplicar um golpe. Isso envolve acesso a dados inclusive dos processos, dados públicos. É um golpe muito bem feito, eles conseguem identificar processos em que a parte está pra receber um dinheiro. O número do processo é verdadeiro, muitas vezes o valor que a parte tem pra receber é tudo verdadeiro. E aí eles lançam a isca dizendo olha, você tem tanto a receber, mas você tem que pagar isso aqui. E é nessa que o golpe então se consuma", afirmou.
A presidente também alertou como as pessoas devem proceder em caso de suspeita de golpe. "Então, você recebeu uma mensagem, por mais que tenha uma foto, por mais que tenha o nome de um escritório, se aquele número não tá salvo no celular, aquele número nunca manteve contato com você. Então, ligue para o número do seu advogado, que você tem salvo no seu celular, e liga no fixo do escritório do seu advogado", alertou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.