Rádio Metropole
"A boca fala do que o coração está cheio”, diz Matheus Buente ao discutir limites do humor

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Lilia Schwarcz alerta para distorção de princípios democráticos no debate público
Historiadora comentou impacto das ações do ex-presidente no caso das tarifas dos EUA contra o Brasil

Foto: Reprodução
A historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz afirmou, em entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (21), que o recentes casos envolvendo a família Bolsonaro e a imposição de tarifas de até 50% pelos Estados Unidos às importações brasileiras refletem um processo mais amplo de desinformação, autoritarismo e manipulação política por parte da extrema direita no país. Para ela, “temos assistido ao sequestro dos conceitos mais básicos da democracia”.
Durante o Jornal da Bahia no Ar, Lilia pontuou que ideias caras à democracia, como liberdade de expressão, república e patriotismo, vêm sendo apropriadas por movimentos radicais de direita para justificar atitudes antidemocráticas. “Os patriotas brasileiros que estão nos EUA conspirando contra a pátria usam justamente esse termo [patriotismo], mas a pátria é de todos nós. Esses projetos de governo sectários não preveem diversidade, mas apenas a si próprios”, afirmou.
Sobre a suposta articulação de Eduardo Bolsonaro com empresários e agentes estrangeiros para prejudicar o Brasil economicamente, Schwarcz alertou para os riscos à soberania e criticou a atuação do Legislativo. “Temos visto a capacidade destrutiva do Legislativo, que mais destrói do que constrói pautas. Quem sabe o que foi a ditadura sabe que não há nada de ditadura no momento em que vivemos. O que há é um retrocesso promovido por quem deseja silenciar e excluir”, concluiu.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.