Rádio Metropole
Aos Fatos: Três Pontos comenta PEC da Blindagem e JM aborda avanço de planos de saúde para pets

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Janio de Freitas alerta para risco de Milei adotar métodos ‘ilegais’ em busca de reeleição: “vai seguir passos de Bolsonaro e Trump”
Durante o Três Pontos desta quinta-feira (28), Janio ressaltou que Brasil oferece “alerta” à Argentina
Foto: Reprodução/YouTube
Javier Milei pode seguir os passos de Jair Bolsonaro e Donald Trump, tensionando a democracia e apelando para ações fora das regras para tentar se manter no poder. O alerta foi feito por Janio de Freitas durante o programa Três Pontos desta quinta-feira (28), quando o jornalista analisou o cenário político da região e apontou que a experiência brasileira serve de aviso à Argentina. Para ele, os próximos meses serão decisivos não só pela crise interna que Milei enfrenta, mas também pelos reflexos de julgamentos e movimentações internacionais que podem alimentar ainda mais a agenda populista.
“De qualquer maneira, aos argentinos, pelo menos, temos a ensinar que o Milei deve ser visto com maior rigor enquanto é tempo. porque ele é outro que vai tomar o caminho do Bolsonaro e do Trump tentando um novo mandato e apelando para todos os recursos legais e ilegais para conseguir isso. Acho que esse é um ensinamento que o Brasil proporciona, não com alegria, mas com boas intenções”, disse.
O jornalista destacou que o presidente argentino vive uma conjuntura explosiva. O escândalo que envolve Karina Milei, acusada em áudios de liderar uma rede de propinas com indústrias farmacêuticas, já provocou demissões no alto escalão e investigações policiais. As denúncias coincidem com derrotas legislativas de Milei e a proximidade das eleições de meio de mandato, consideradas um teste decisivo para sua agenda de austeridade.
Para Janio, esse conjunto de fatores torna ainda mais evidente a semelhança entre o estilo de Milei e os métodos de Bolsonaro e Trump, líderes que recorreram à retórica de confronto e ao desprezo pelas regras institucionais quando pressionados.
“Semana que vem é melhor já ir nos preparando. Teremos aí vários motivos de alta tensão. Já a partir de terça começa o julgamento de Jair Bolsonaro. que há uma expectativa de novas gracinhas do governo americano, particularmente do próprio Trump, de modo que o que teremos a ensinar, em grande medida, depende ainda do que seremos obrigados a viver na semana que vem ”, concluiu.
Confira o programa completo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.