Rádio Metropole
Aos Fatos: Três Pontos comenta PEC da Blindagem e JM aborda avanço de planos de saúde para pets

Durante o Três Pontos desta quinta-feira (28), Sergio Augusto comentou sobre limitações de uma ação militar nos Estados Unidos
Foto: Reprodução/YouTube
A tensão entre Estados Unidos e Venezuela aumenta diante da possibilidade de uma ação militar americana contra o país sul-americano. Durante o programa Três Pontos, desta quinta-feira (28), o jornalista Sergio Augusto avaliou que, apesar das movimentações de navios e submarinos enviados pelos EUA à costa venezuelana, uma invasão direta enfrenta limitações práticas e institucionais.
“Eu acho que não é uma coisa assim de ditatorial que ele possa determinar isso e que isso vá adiante. Bom, pelo menos eu espero que seja assim, que a parada seja muito mais dura, apesar de ele ter um congresso a favor dele. Mas eu não. Eu não acredito, eu não acredito que isso não aconteça. Ou sou muito doido para achar que isso não aconteça”, disse.
Augusto destacou que fatores econômicos e políticos internos, como o confronto de Trump com o Federal Reserve, e o clima de revolta social nos EUA, tornam menos provável uma invasão efetiva. Além disso, de acordo com ele, o aparato militar americano, embora poderoso, enfrenta desafios logísticos e geográficos que limitam a capacidade de intervenção direta na Venezuela, país com força paramilitar mobilizável, ainda que sobreestimada por Maduro.
“Até porque o Trump está mal, né? Ele tem problema de saúde. Ele está com essa briga com o Banco Central de lá, com o Fed [Federal Reserve]. É uma briga seríssima. E essa é um osso duro. O Fed não é qualquer coisa, é uma entidade criada pelos maiores fortunas americanas. Então a pressão que ele vai receber, em breve, por causa da reação da economia ao tarifaço, é meio na corda-bamba”, concluiu.
Confira o programa completo:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.