Rádio Metropole
Psiquiatra alerta que quadros depressivos que surgem na velhice podem estar associados ao desenvolvimento de Alzheimer

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Contarato critica Eduardo Bolsonaro e alerta para avanço da extrema-direita: “É uma extorsão da democracia”
Senador critica ações da extrema-direita e denuncia o enfraquecimento das instituições como porta de entrada para o autoritarismo no Brasil
Foto: Metropress/Fernanda Vilas
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) afirmou que vê uma ameaça à democracia diante do fortalecimento da extrema-direita em diversos países. Em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar nesta sexta-feira (29), ele citou a obra Como as democracias morrem, de Steven Levitsky, e declarou: “A democracia é o melhor terreno para plantar e colher direitos”.
Segundo o parlamentar, “o momento em que você pode acabar com a democracia [é] quando você deixa germinar um espírito déspota dentro da democracia. E como você faz isso? Enfraquecendo as instituições, atacando elas. Esse é o modus operandi que, com todo respeito, extrema-direita e a direita vêm atuando”.
Ele ainda criticou o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, que comemorou o aumento de 40% nas tarifas sobre produtos brasileiros nos EUA. “Isso, em direito penal, é uma extorsão mediante sequestro da nossa democracia”, disse.
Contarato também criticou a atuação de partidos de direita em pautas sociais. “Quando você viu políticos de direita e extrema-direita pedindo direitos de trabalhadores, preservação do direito ambiental? [...] Pelo contrário, você vê ataques à saúde pública, à ciência, à vacina, negacionismo com mudanças climáticas. [...] Agora fica uma obsessão sobre voto impresso”, afirmou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.