Rádio Metropole
Por que julgamento de Bolsonaro e aliados é na Primeira Turma do STF; desembargador explica

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Fernando Vita comenta paralelo entre seu livro que discute trama golpista de 64 e contexto político atual
Jornalista vai lançar no dia 11 de setembro, em Salvador, o livro "1964: O golpe, o Capitão e o Pum do Maestro"
Foto: Samanta Leite/Metropress
O jornalista e comentarista da Rádio Metropole, Fernando Vita, concedeu entrevista nesta quinta-feira (4) para falar sobre o lançamento de seu novo livro "1964: O golpe, o Capitão e o Pum do Maestro", que será lançado no próximo dia 11 de setembro, às 18h, na Livraria Escariz do Shopping Barra, em Salvador. A obra, que mistura humor e crítica política, traz uma leitura ficcional do Golpe Militar de 1964, narrando a chegada de um capitão do Exército à cidade fictícia de Todavia.
Vita explicou que começou a escrever o livro ainda em 2022, durante o governo Bolsonaro, e antes mesmo dos eventos de 8 de janeiro de 2023. No entanto, ele destaca a impressionante conexão com os acontecimentos recentes. “Comecei a escrever muito antes do 8 de janeiro e cheguei ao fim dele sem nenhuma menção a esses fatos mais recentes, mas, para minha maior alegria, as pessoas que estão lendo o livro estão falando: que coincidência, com essa simbiose, essas novidades malignas que experimentamos*”, afirmou.
Ele também comentou o atraso no lançamento da obra: “Era pra ter sido publicado no ano passado, quando o golpe completou 60 anos, mas veio sair só agora, e é o momento que todos esses fatos de golpe, tramoias estão sendo relembrados justamente no julgamento dos neo-golpistas. Nada na vida acontece de graça”.
O livro, que ele define como “uma hilariante ficção baseada em absurdos reais”, tem como ponto de partida o próprio dia em que Vita assumiu como correspondente do *Jornal da Bahia*, justamente em 1964.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.