Rádio Metropole
Vereador Hamilton Assis critica exclusão social em Salvador: "Eu chamaria de estética do absurdo"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Médica generalista explica serviços e assinaturas digitais da telemedicina
As assinaturas digitais são válidas para todo o Brasil, e cadastradas em farmácias

Foto: Metropress/Fernanda Vilas
Após a pandemia, a telemedicina ganhou força no Brasil, muito por conta da circulação restrita e risco de contaminação por Covid-19. A médica generalista Raquel Guerra de Oliveira, em entrevista ao Metropole Saúde desta sexta-feira (24), explicou quais são os serviços oferecidos pelo sistema de telemedicina, vai desde triagem até teleconsultas. A abrangência de alguns desses serviços estão além de apenas das chamadas de áudio e vídeo.
"A telemedicina, que é a telessaúde, tem algumas variantes que é a teleconsulta, teletriagem, nesse caso, a triagem pode ser realizada por profissionais enfermeiros, então a telessaúde não é exclusiva da medicina. A teleconsulta pode ser feita tanto de forma online, no qual temos o médico e o paciente em sincronia, ou até mesmo por email, por mensagem, que não seja ao vivo. Mas é uma consulta que precisa de um prontuário digital e uma assinatura médica digital", disse Raquel.
As receitas passadas pelos médicos são digitais também, e aceitas por todo o território. Raquel trouxe exemplos de pacientes que se questionam a validade da assinatura, mas esclareceu que as farmácias têm cadastramento destas assinaturas, o acesso pode ser feito por QR codes e Tokens, tanto solicitações médicas quanto receitas, para medicações.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.