Sexta-feira, 05 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Cirurgião Geral alerta: "perda rápida de peso pode estar associada à pedra na vesícula"

Rádio Metropole

Cirurgião Geral alerta: "perda rápida de peso pode estar associada à pedra na vesícula"

O especialista ainda citou o impacto de cirurgias bariátricas na ocorrência de cálculo na vesícula

Cirurgião Geral alerta: "perda rápida de peso pode estar associada à pedra na vesícula"

Foto: Metropress

Por: Metro1 no dia 04 de setembro de 2025 às 19:09

A retirada da vesícula biliar foi o terceiro procedimento cirúrgico mais realizado pelo SUS no ano de 2024, isso por conta da grande quantidade de casos de cálculos na vesícula. O cirurgião hepato-bilio-pancreático, Rodolfo Santana, afirmou, em entrevista ao Metropole Saúde desta quinta-feira (4), que a perda de peso rápida está associada à formação de pedras na vesícula.

O especialista mencionou o impacto dos procedimentos estéticos relacionados com perda de peso. “No caso da cirurgia bariátrica, quando você secciona o estômago, você pode estar seccionando a enervação que vai para a vesícula, isso faz com que a vesícula fique mais paradona e provoque a pedra”, disse.

Canetas emagrecedoras foram uma das pautas que o cirurgião destacou, pois apesar de não estar inserido na área do emagrecimento, ele conversou com especialistas em bariátrica, que informaram que a taxa de ocorrência das cirurgias não diminuíram com as chamadas “canetinhas”, portanto, elas não têm impacto efetivo para evitar cálculo na vesícula, este está mesmo associado à perda rápida de peso.

 Ocorrência do cálculo

Segundo Rodolfo, 10 a 15% da população geral tem cálculo na vesícula. Em pessoas de faixa etária mais velha, este número chega a 30%. O grupo mais comum de ter a pedra são as mulheres, especialmente acima dos 40 anos, o cirurgião levantou a questão de que a frequência talvez seja pela variação hormonal das mulheres. Ele ainda citou pessoas obesas como um grupo de risco.

Confira a entrevista na íntegra: