Sexta-feira, 05 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

"A humanidade é a figuração do universo", diz Mateus Solano sobre seu primeiro monólogo

Rádio Metropole

"A humanidade é a figuração do universo", diz Mateus Solano sobre seu primeiro monólogo

“Figurante”, em cartaz no Teatro Faresi, em Salvador; ator participou do programa Revele nesta sexta-feira (05)

"A humanidade é a figuração do universo", diz Mateus Solano sobre seu primeiro monólogo

Foto: Metropress/Samanta Leite

Por: Metro1 no dia 05 de setembro de 2025 às 15:30

Atualizado: no dia 05 de setembro de 2025 às 15:30

O ator Mateus Solano, conhecido por seus personagens na televisão brasileira, revelou, nesta sexta-feira (5), os bastidores e reflexões que marcam seu primeiro monólogo, “Figurante”, em cartaz no Teatro Faresi, em Salvador. Em entrevista ao programa Revele nesta sexta-feira (5), o artista destacou o desafio de estar sozinho no palco. 

No espetáculo, Solano dá voz a Augusto, um figurante profissional que começa a se perceber coadjuvante da própria vida. “A vida secreta dos figurantes é uma metáfora. Sem eles, as cenas não teriam veracidade, mas, ao mesmo tempo, estão sempre passando ao largo do que realmente importa. Isso nos faz pensar se nós também não estamos passando ao largo da nossa própria história”, refletiu o ator.

A peça mistura humor e crítica social, trazendo ao palco questionamentos sobre protagonismo e anonimato nos tempos atuais. “A gente vive essa loucura através das redes antissociais, onde todo mundo acha que é o tal. Fugimos da beleza de ser figurante, de fazer parte de algo maior que nós. Ao mesmo tempo, precisamos pegar as rédeas da nossa própria vida”, afirmou.

Para Solano, a dualidade é justamente a força do espetáculo. “A peça toca nessas duas coisas: na necessidade de protagonizar a nossa existência e na beleza de ser figurante. A humanidade é a figuração do universo. Mas é uma comédia, tá, galera?”, disse. 

Confira entrevista na íntegra: