
Rádio Metropole
Casa do Artesanato da Bahia reabre com acervo de 10 mil peças
Espaço no Porto da Barra reúne 600 artesãos e volta a funcionar como vitrine da produção na Bahia

Foto: Metropress/Fernanda Vilas
A Casa do Artesanato da Bahia, localizada no Largo do Porto da Barra, foi reaberta no dia 5 de setembro após um mês de intervalo. O acervo conta com 10mil peças de mais de 600 artesãos. Em entrevista ao Metropole Mais nesta segunda-feira (8), o coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia, Weslen Moreira, ressaltou o papel econômico e social da atividade.
“A gente olha o artesanato para além da força cultural, mas como uma oportunidade de emprego e renda para milhares de mulheres e homens de nosso estado. A Bahia é o segundo estado com maior número de artesãos no Brasil”, afirmou.
Weslen destacou ainda que o artesanato deve ocupar todos os espaços, para além das feiras. A marca baiana Meninos Rei levou o artesanato de Maragogipinho para a São Paulo Fashion Week no ano passado, capacitando 40 mulheres da comunidade na criação de biojoias em cerâmica. Neste ano, as peças chegam a Paris, na Lavagem da Madeleine, dentro da programação do Ano do Brasil na França.
“Elas estão posicionando o artesanato da Bahia feito por mulheres do quilombo que até pouco tempo atrás vendiam cestas e utensílios, e depois da experiência do SPFW as mulheres batem lá. O lugar do artesanato não é apenas na feirinha, pode estar em qualquer lugar”, disse Weslen.
Confira entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.