Quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

“É preciso investir na cultura das comunidades”, afirma Dudu Ribeiro

Rádio Metropole

“É preciso investir na cultura das comunidades”, afirma Dudu Ribeiro

Diretor da Iniciativa Negra aponta crescimento de tiroteios em paredões e defende mais investimentos em cultura nas periferias

“É preciso investir na cultura das comunidades”, afirma Dudu Ribeiro

Foto: Metropress- Lorena Alves

Por: Metro1 no dia 09 de setembro de 2025 às 19:07

Em um debate sobre racismo e criminalidade, Dudu Ribeiro, Diretor Executivo da iniciativa negra para uma nova política sobre drogas, aponta dados e pesquisas sobre a população negra e periférica em Salvador, em entrevista para o Jornal da Cidade desta terça-feira (9).

Dudu aponta um aumento na quantidade de tiroteios em Salvador, principalmente em paredões, “um levantamento realizado pelo Instituto Fogo Cruzado, que é parceiro da iniciativa Negra, monitora dados de tiroteios em Salvador. Foi constado que houve um aumento significativo em relação ao ano passado, que nós tivemos de janeiro a agosto apenas oito eventos de tiroteios em eventos em geral, e esse ano nós já tivemos 31 eventos de tiroteios, sobretudo em paredões”. 

Ele também aborda a ausência de manifestações culturais em periferias. “A gente verificou que essa juventude dos bairros periféricos mais afetados pela violência armada, não tem equipamentos públicos de cultura instalado nos seus bairros. Essa é uma questão também fundamental, porque é importante a gente ter uma convivência saudável dentro das comunidades em relação às festas que são realizadas, e sem os devidos equipamentos é impossível fazer”.

Outro assunto comentado foi a criminalização da prática cultural negra, “Hoje nós estamos ouvindo no Brasil várias manifestações sobre, por exemplo, a criação de uma lei Oruam. Oruam é um artista do trap, um artista negro da música negra e existe uma um conjunto de parlamentares a níveis estaduais, municipais, em outros estados, não só aqui em Salvador, que está buscando criar legislações para coibir a prática do funk especificamente. Isso obviamente afeta uma expressão artística muito característica da população negra, sobretudo da juventude”.

Dudu completa informando que para o atual cenário de preconceito mudar, é necessário “primeiro investir na cultura das comunidades”.

Confira entrevista completa: