Sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Antônio Lobo lança livro em Salvador e expõe invisibilização da agricultura familiar no biodiesel

Rádio Metropole

Antônio Lobo lança livro em Salvador e expõe invisibilização da agricultura familiar no biodiesel

Escritor e professor concedeu entrevista ao Jornal da Metropole no Ar desta quarta-feira (10)

Antônio Lobo lança livro em Salvador e expõe invisibilização da agricultura familiar no biodiesel

Foto: Metropress/Samanta Leite

Por: Metro1 no dia 10 de setembro de 2025 às 13:05

O professor e escritor Antônio Lobo, doutor em Geografia Humana pela USP e docente da UFBA, lança nesta sexta-feira (12) o livro “Biodiesel e renda camponesa: o algoritmo da despossessão”. A obra será apresentada no Planetário da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, e parte de uma análise crítica sobre a forma como a agricultura familiar tem sido invisibilizada no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. Em entrevista ao Jornal da Metropole no Ar, nesta quarta-feira (10), Lobo expôs que há mecanismos de controle do mercado de biocombustíveis no Brasil que promovem a invisibilização.

“No livro, nós defendemos a tese de que a agricultura familiar camponesa foi inserida no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel de forma muito subordinada, muito invisibilizada, apenas como meros fornecedores de matéria-prima, sem usufruir, de fato, da riqueza produzida pelo sistema produtivo. Ao contrário, muitas vezes deixando de produzir alimento para produzir mamona e ficando totalmente dependente do mercado”, disse.

Segundo o autor, o processo de transição energética repete lógicas de concentração vistas no setor de combustíveis fósseis, hoje dominado por poucas petroleiras globais. Ele destacou que a cadeia dos biocombustíveis no Brasil também enfrenta gargalos estruturais, como a dependência tecnológica da China no caso da energia solar e a baixa autonomia da agricultura camponesa frente às políticas públicas.

“Esse é um dos grandes problemas que temos hoje na cadeia produtiva de biocombustíveis no Brasil, principalmente na relação com a agricultura familiar camponesa. O livro apresenta, a partir de uma análise crítica, essas contradições e mostra como o sistema, em vez de fortalecer a renda camponesa, tem contribuído para expropriá-la”, concluiu.

Confira a entrevista completa: