Sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Projeto alfabetiza adultos e idosos e promove inclusão social em Salvador

Rádio Metropole

Projeto alfabetiza adultos e idosos e promove inclusão social em Salvador

Coordenadora destaca que iniciativa vai além da alfabetização e busca fortalecer cidadania e inclusão social

Projeto alfabetiza adultos e idosos e promove inclusão social em Salvador

Foto: Metropress/Fernanda Vilas

Por: Metro1 no dia 11 de setembro de 2025 às 18:00

A coordenadora Marialva Gargur, do projeto de jovens e adultos da Edux, destacou em entrevista ao Metropole Mais nesta quinta-feira (11) a importância da iniciativa, que funciona na faculdade Estácio do Stiep. O programa busca oferecer alfabetização, letramento e inclusão digital para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na infância.

“São pessoas que devido a situações sociais não tiveram essa oportunidade, e se sentiam um pouco desanimadas, envergonhadas, mas que a gente consegue trazer. Vale a pena ressaltar, que também fazemos o trabalho de inclusão social e digital”, afirmou Marialva. Ela destacou ainda que há alunos de diferentes idades, inclusive idosos. “Temos idosos de até 78, então eles chegam nessa perspectiva tímidos, envergonhados, com as suas histórias de vida, e a gente facilita, né? Que nunca é tarde para aprender a ler e escrever.”

Segundo a coordenadora, o objetivo é ir além da alfabetização, garantindo inserção social e cidadania. “É um projeto de inserção na sociedade, nos seus direitos, desenvolvimento da cidadania, inclusão social, não só aprender a ler e escrever. Eles passam a ser pertencentes a uma sociedade. Não só fazemos a questão de alfabetização mas também de letramento, que já parte para uma leitura do mundo onde ele vive, pois tem muito analfabeto funcional, que sabe ler mas não interpretar.”

As inscrições presenciais já estão abertas na faculdade Estácio do Stiep e, a partir do início de 2026, também poderão ser feitas pelo site da instituição. De acordo com o Censo 2022 do IBGE, a Bahia registrou 1.420.947 pessoas com 15 anos ou mais que não sabiam ler nem escrever, o maior número de analfabetos do país.

Confira a entrevista na íntegra: