Segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Família do ex-governador Roberto Santos organiza comemorações para centenário em 2026

Rádio Metropole

Família do ex-governador Roberto Santos organiza comemorações para centenário em 2026

Advogada Cristiana Santos e filha do ex-governador concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (15)

Família do ex-governador Roberto Santos organiza comemorações para centenário em 2026

Foto: Marcelle Bittencourt

Por: Metro1 no dia 15 de setembro de 2025 às 09:21

Atualizado: no dia 15 de setembro de 2025 às 11:11

A advogada Cristiana Santos, filha do ex-governador da Bahia e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Roberto Santos, afirmou, em entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (15), que a família já organiza uma série de homenagens para marcar o centenário de nascimento do pai, que será celebrado em 2026.

Durante o Jornal da Bahia no Ar, ela revelou que já há um planejamento para uma missa e outras entidades estão entrando em contato com os familiares para  homenagem  em 2026. “Teremos uma missa, o centenário e a Ufba  deve prestar um homenagem, e algumas academias que ele serviu, se vinculou, têm nos procurado para organizar homenagens nesse período”, declarou.

Cristiana ainda ressaltou o orgulho que o pai tinha da carreira acadêmica e do vínculo com a universidade. “De tudo que ele fez, ele dizia que se orgulhava era de ser professor e que se orgulhava da Ufba”, afirmou. “Tenho orgulho de ser filha dele. Ele enxergou a gestão do governo do Estado de forma metódica, com projeto, e fez carreira independente e isenta. Inimigos nunca tiveram coragem de dizer que tirou vantagem, porque sua vocação era pra servir”, disse.

Médico, professor universitário e gestor público, Roberto Santos foi reitor da Ufba entre 1967 e 1969, governador da Bahia de 1975 a 1979 e ministro da Saúde no governo José Sarney. Sua trajetória foi marcada pelo foco em políticas públicas de longo prazo, especialmente nas áreas de saúde, ciência e cultura.

Confira a entrevista na íntegra: