
Rádio Metropole
“Nosso grande desafio é Salvador”, reconhece secretária da Educação
Rowenna Brito destacou que a capital concentra parte significativa da rede estadual e exige soluções urgentes em infraestrutura e expansão

Foto: Fernanda Villas/Metropess
A secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, afirmou que Salvador é hoje o principal desafio da gestão estadual na área. Em entrevista ao Jornal da Cidade, da Rádio Metropole, ela destacou o peso da capital na rede.
“Não tenho nenhuma dúvida em te responder que é Salvador. O nosso grande desafio hoje. Salvador é a região metropolitana. [...] Aqui em Salvador a gente tem 20% do número de estudantes da Bahia. Só em Salvador tem 198 unidades escolares da rede estadual. Em Salvador nós temos 62 mil estudantes, que seriam de atribuição da rede municipal assumir, e que assume ao Estado, que é de ensino fundamental”, disse.
A secretária explicou que, apesar dessa sobrecarga, o governo não deixa de atender os estudantes. “A gente não vai ficar sem atender os nossos estudantes, independente de ensino fundamental, ensino médio. A obrigação e atribuição do Estado é atender. Então, Salvador e região metropolitana hoje são os, eu diria para você, Salvador é nosso grande desafio.”
Segundo ela, a rede da capital enfrenta demandas específicas, como a climatização das salas de aula. “Salvador tem o desafio da infraestrutura. Eu disse que são 198 prédios. Desses 198, nós já modernizamos 36 escolas”, afirmou, citando unidades tradicionais. Rowenna lembrou que novas obras vêm sendo executadas na cidade, mas reconheceu entraves, como a falta de terrenos para a construção de escolas. “Nós já construímos oito escolas novas em Salvador. Tem uma em execução na Estrada das Barreiras. Inclusive em Salvador a gente ainda tem seis prédios alugados.
Confira entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.