Rádio Metropole
Aos Fatos: Historiador critica ausência de jovens em protestos e Deputado Binho Galinha é alvo de mandado de prisão

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Mastologista afirma que cistos simples não evoluem para câncer de mama
Cistos complexos, no entanto, podem ser relacionados com nódulos e se tornarem cancerígenos
Foto: Reprodução/Rádio Metropole
A presença de cistos na mama ainda gera dúvidas e inseguranças em algumas mulheres, que os associam diretamente a possibilidade de um câncer de mama. No entanto, conforme a mastologista Gabriela Gomes, em entrevista ao Metropole Saúde desta quarta-feira (1), os cistos simples, provocados pelos hormônios femininos, não se transformam em câncer. Cistos é uma condição comum, presente na maioria das mulheres.
Os cistos complexos, por outro lado, são associados a nódulos e podem acabar se tornando cancerígenos. "Esses são lesões que precisam ser biopsiadas, investigar e podem ser câncer de mama... O cisto vai ser detectado na ultrassonografia. O profissional irá caracterizar a lesão, se ela for um cisto complexo, ele vai classificar para indicar um procedimento ou acompanhamento. Quem consegue diferenciar se é um cisto suspeito ou não, é um mastologista ou ginecologista", disse Gabriela.
Câncer de mama masculino
Apesar de haver possibilidade da condição atingir os homens, ainda é muito rara se comparada com as mulheres. A cada 100 mulheres com este tipo de câncer, apenas um homem vai ter. A especialista classificou que ser mulher já é um fator de risco de ter a doença. Em homens, o rastreamento populacional, ou seja, exames para obter diagnósticos precoces, não são indicados, justamente por não existir uma recorrência significativa de casos.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.