
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Infectologista alerta que Covid pode ser fator de risco para a meningite
Rádio Metropole
Infectologista alerta que Covid pode ser fator de risco para a meningite
As vacinas para Covid são estratégias de prevenção que podem ser utilizadas para evitar a meningite viral

Foto: Reprodução/Rádio Metropole
A meningite é uma inflamação capaz traumatizar o sistema nervoso central, que pode ocasionar sequelas para o resto da vida, ou mesmo levar ao óbito. Dentre as causas responsáveis pela condição, o infectologista Anderson Mota destacou a Covid como um fator de risco para o desenvolvimento da meningite, em entrevista ao Metropole Saúde desta terça-feira (7).
O especialista também alertou para estratégias de prevenção da própria Covid, que serviriam para prevenir a meningite. “Não é tão comum, mas é uma das complicações da meningite. Uma pessoa que teve Covid, ela pode evoluir como meningite sim. Então uma forma de prevenir uma das meningites virais, é a vacinação da Covid”.
A meningite viral tem um curso prolongado e não possui vacina específica, é necessário estar vacinado para todos os vírus. Por ser, muitas vezes, causadas por vírus que podem evoluir, é uma ocorrência mais comum. Entretanto, ela não é tão grave quanto a meningite bacteriana. Esta, por outro lado, além de ser mais grave, pode ter taxas de letalidade e sequelas elevadas. Em contrapartida, ela possui vacinação específica como estratégia de prevenção direta.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.