Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Simone Deos alerta para “convulsão social” nos EUA com polícia anti-imigração de Trump

Rádio Metropole

Simone Deos alerta para “convulsão social” nos EUA com polícia anti-imigração de Trump

Simone Deos foi a convidada especial do Três Pontos desta quarta-feira (28)

Simone Deos alerta para “convulsão social” nos EUA com polícia anti-imigração de Trump

Foto: Reprodução/YouTube

Por: Metro1 no dia 28 de janeiro de 2026 às 13:01

A atuação da polícia anti-imigração do governo Donald Trump, marcada por ações violentas e centralização política do uso da força, tem aprofundado tensões sociais e institucionais nos Estados Unidos. Em análise no programa Três Pontos, nesta quarta-feira (28),Simone Deos, economista e professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), avaliou que o endurecimento das operações federais aponta para um cenário de instabilidade crescente e levanta dúvidas sobre o comportamento do presidente diante de uma eventual derrota eleitoral.

“São acontecimentos muito infelizes,coisas bastante brutais que vão se acumulando, e o ponto aí que o Janio levantou é que, de fato, há segmentos da sociedade americana que têm a coragem, a estatura moral para se contracorrer a isso, para tentar resistir, para denunciar, etc. E é preciso muita coragem mesmo, né, porque é uma polícia, de fato, que não tem limites, comandada pelo Trump”, disse.

De acordo com Deos, o avanço dessas ações ocorre em um contexto de desgaste profundo do tecido social e político norte-americano. A economista destacou que a repressão, aliada à retórica de confronto e à deslegitimação do processo eleitoral, cria um ambiente propício à violência aberta, sobretudo às vésperas das eleições legislativas e diante do histórico recente de contestação dos resultados eleitorais por lideranças de extrema-direita.

“É uma sociedade que vai entrar progressivamente numa espécie de convulsão. O tecido social e político americano, que já vinha bem desgastado, está chegando a um nível de violência explícita. E fica a interrogação sobre como o governo Trump vai se comportar diante de uma eventual derrota eleitoral, porque esses governos não costumam respeitar exatamente o jogo eleitoral”, concluiu Simone Deos.

Confira o programa na íntegra: