
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Provedor da Casa Pia de São Joaquim detalha preservação histórica e papel social da instituição
Rádio Metropole
Provedor da Casa Pia de São Joaquim detalha preservação histórica e papel social da instituição
Jayme Garcia Rosa Filho comenta manutenção da escola para crianças de baixa renda e gestão voluntária da instituição

Foto: Metropress/Fernanda Vilas
O provedor da Casa Pia de São Joaquim, Jayme Garcia Rosa Filho, destacou a importância histórica e social da instituição em entrevista ao Jornal da Cidade, nesta sexta-feira (17). Fundada em 1799, a Casa Pia é uma das mais antigas de Salvador e funciona em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Durante a conversa, Jayme relembrou a origem do edifício e ressaltou o trabalho educacional desenvolvido atualmente. “Hoje nós temos uma escola para 200 crianças de baixa renda, de 2 a 5 anos, que ficam conosco em tempo integral, fazem três refeições e não pagam absolutamente nada”, explicou. Segundo ele, a manutenção da instituição depende da renda gerada por eventos realizados no local. “Toda a receita desses eventos ajuda a manter a escola e a preservação do patrimônio”, acrescentou.
Ao falar sobre a gestão atual, o provedor destacou o caráter voluntário da administração e o compromisso com a continuidade do projeto social. “Eu, que sou provedor, e todos os que compõem a mesa administrativa somos voluntários, não recebemos nada por isso”, afirmou. Ele também comentou o processo anual de seleção das crianças atendidas. “Todo ano é aberto um edital para novas crianças. Nosso papel é garantir o acolhimento e a continuidade desse legado", disse.
Confira entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.