Rádio Metropole
Coronel Sturaro defende união entre forças de segurança em Salvador: “Nós somos parceiros”

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Candidato à presidência do TJ-BA defende reestruturação do Judiciário e agilidade no 1º grau
Desembargador concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (20)
Foto: Catarina Queiroz/Metropress
O desembargador Jatahy Fonseca Júnior, candidato à presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (20), e defendeu uma reestruturação profunda do Judiciário baiano, com foco na agilidade dos processos e no fortalecimento da primeira instância. A eleição para a nova presidência do TJ-BA está marcada para o dia 19 de novembro.
Durante a entrevista, Jatahy destacou a importância de tornar o Judiciário mais eficiente e acessível à população. “Precisamos reestruturar o Judiciário baiano. Percebemos que, se racionalizarmos, podemos entregar muito melhor o que se entrega”, afirmou. Segundo ele, há espaço para melhorias significativas na gestão e na distribuição de recursos, sem necessidade de ampliação de gastos.
O desembargador enfatizou o papel central do primeiro grau de jurisdição e a necessidade de torná-lo mais ágil. “Fortalecer o primeiro grau, ser mais rápido. O primeiro grau é onde tudo acontece, onde a mãe de família bate nas portas para ter uma decisão obrigando o pai a dar os alimentos. A Justiça comum é a Justiça de todas”, disse. Ele também ressaltou a importância de facilitar o acesso e a saída do cidadão no sistema judicial: “O Judiciário tem que dar livre acesso ao cidadão. E precisamos não só de uma porta larga para entrar, mas larga também pra sair, para que não fique ali na burocracia, para que o cidadão fique pouco tempo nessa estrutura do Judiciário.”
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.