Segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Coronel Sturaro defende união entre forças de segurança em Salvador: “Nós somos parceiros”

Rádio Metropole

Coronel Sturaro defende união entre forças de segurança em Salvador: “Nós somos parceiros”

Entrevista foi concedida durante o Jornal da Metropole no Ar, nesta segunda (20)

Coronel Sturaro defende união entre forças de segurança em Salvador: “Nós somos parceiros”

Foto: Metropress/Catarina Queiroz

Por: Metro1 no dia 20 de outubro de 2025 às 13:05

A Prefeitura de Salvador lançará, em 6 de novembro, a nova Política Municipal de Segurança, que inclui plano, conselho, fundo e observatório para fortalecer o sistema local. O coronel da reserva e diretor-geral da Guarda Civil Municipal, Humberto Sturaro Filho, afirmou que a iniciativa consolida a integração entre as forças de segurança. A declaração foi feita nesta segunda-feira (20), durante o Jornal da Metropole no Ar.

“Nós somos parceiros. Nós somos ombreados hoje. Então, uma pessoa que não quer distorcer esse tipo de situação, o senhor veja que essa PEC foi votada para poder inserir a Guarda no artigo 144. Quem faz Segurança Pública? Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e agora a Guarda Municipal. É isso que a gente está brigando. Isso vai ser aprovado, e todos nós ganhamos. Eu não posso olhar para o meu umbigo e esquecer do cidadão”, afirmou Sturaro.

O coronel ressaltou que a nova política está alinhada a programas federais que destinam recursos milionários às guardas municipais e estimulam parcerias locais. Segundo ele, a integração evita sobreposições, melhora a eficiência operacional e garante atuação mais ampla na capital.

“O prefeito Bruno Reis vai trazer um dos maiores centros de monitoramento do Brasil, semelhante ao SmartSampa, com mais de 10 mil câmeras. Isso vai permitir que município e estado compartilhem imagens e atuem juntos pela segurança pública”, concluiu.

Confira a entrevista completa: