
Rádio Metropole
Escritores explicam tradições sertanejas ligadas à morte
Biaggio Talento e Helenita de Hollanda concederam entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (23)

Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira (23), os escritores Biaggio Talento e Helenita de Hollanda participaram de uma entrevista à Rádio Metropole, onde discutiram a forte presença da cultura e das tradições sertanejas relacionadas à morte no Nordeste. Durante a conversa, os autores ressaltaram como o tema é tratado com naturalidade e respeito nas comunidades do sertão.
Segundo Talento e Helenita, “quando a pessoa estava perto de morrer, davam uma espécie de caldo para dar forças para a pessoa partir”. Eles explicaram que, nessas regiões, a morte é vista como parte inevitável da vida e raramente desperta resistência. “Nunca vi alguém no sertão do Nordeste recusar a morte, [ela é] muito bem acolhida; a preocupação é com os preparativos, de como seriam enterrados”, relataram.
Os escritores também contaram histórias de personagens locais que preservam essas tradições, como “um vaqueiro que sabe exatamente a hora que tem que rezar no velório, as preparações”. Por fim, destacaram o aspecto religioso que permeia essas práticas: “A grande preocupação religiosa desse sertanejo é com o apocalipse; eles acham que ainda está próximo e por isso” mantêm viva uma fé profundamente ligada ao fim dos tempos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

