Sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Coord. de imunização alerta para intensificação de vacinações após alerta do MS sobre sarampo

Rádio Metropole

Coord. de imunização alerta para intensificação de vacinações após alerta do MS sobre sarampo

O Brasil perdeu certificação de eliminação do sarampo após ter 34 casos confirmados no ano de 2025

Coord. de imunização alerta para intensificação de vacinações após alerta do MS sobre sarampo

Foto: Metropress/Fernanda Vilas

Por: Metro1 no dia 23 de outubro de 2025 às 18:50

Atualizado: no dia 23 de outubro de 2025 às 18:58

Um total de 34 casos de sarampo foram registrados no Brasil e o Ministério da Saúde emitiu um alerta para estados e municípios reforçarem a vigilância e ações para indivíduos com sintomas da doença. A coordenadora de imunização da Bahia, Vânia Rebouças, afirmou, em entrevista ao Metropole Saúde nesta quinta-feira (23), que o passo a ser dado no estado é a intensificação da vacinação, especialmente pelos riscos e alta possibilidade de transmissão da condição. 

Vânia chamou atenção para o objetivo de garantir 95% de meta de cobertura vacinal. "Pessoas de até 29 anos precisam ter, no seu histórico de vacinação, o registro de pelo menos duas doses de vacina, enquanto pessoas de 30 a 59, precisam ter pelo menos uma dose de vacina. Os profissionais de saúde, independente da idade, precisam ter duas doses".

O Brasil havia recebido a certificação de eliminação do sarampo, por ter mais de dois anos sem casos confirmados, mas perdeu a certificação pelos casos já confirmados. Três estados do país já estão em estado de surto da condição, inclusive próximos da Bahia. "O risco é alto, a maioria dos municípios baianos com a classificação de risco intermediário, no entanto, temos municípios em situação de muito alto risco para a transmissão de sarampo. Com relação aos surtos existentes no país, qualquer localidade podemos ter casos registrados de sarampo porque podemos ter pessoas susceptíveis. Chega-se a falar que de 10 pessoas susceptíveis, ao ter contato com o vírus, um total de nove provavelmente vão desenvolver a doença", completou.

Confira a entrevista na íntegra: