Rádio Metropole
Fórum do Comércio 2025 aposta em sustentabilidade e redes sociais para impulsionar pequenos negócios

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Coord. de imunização alerta para intensificação de vacinações após alerta do MS sobre sarampo
O Brasil perdeu certificação de eliminação do sarampo após ter 34 casos confirmados no ano de 2025

Foto: Metropress/Fernanda Vilas
Um total de 34 casos de sarampo foram registrados no Brasil e o Ministério da Saúde emitiu um alerta para estados e municípios reforçarem a vigilância e ações para indivíduos com sintomas da doença. A coordenadora de imunização da Bahia, Vânia Rebouças, afirmou, em entrevista ao Metropole Saúde nesta quinta-feira (23), que o passo a ser dado no estado é a intensificação da vacinação, especialmente pelos riscos e alta possibilidade de transmissão da condição.
Vânia chamou atenção para o objetivo de garantir 95% de meta de cobertura vacinal. "Pessoas de até 29 anos precisam ter, no seu histórico de vacinação, o registro de pelo menos duas doses de vacina, enquanto pessoas de 30 a 59, precisam ter pelo menos uma dose de vacina. Os profissionais de saúde, independente da idade, precisam ter duas doses".
O Brasil havia recebido a certificação de eliminação do sarampo, por ter mais de dois anos sem casos confirmados, mas perdeu a certificação pelos casos já confirmados. Três estados do país já estão em estado de surto da condição, inclusive próximos da Bahia. "O risco é alto, a maioria dos municípios baianos com a classificação de risco intermediário, no entanto, temos municípios em situação de muito alto risco para a transmissão de sarampo. Com relação aos surtos existentes no país, qualquer localidade podemos ter casos registrados de sarampo porque podemos ter pessoas susceptíveis. Chega-se a falar que de 10 pessoas susceptíveis, ao ter contato com o vírus, um total de nove provavelmente vão desenvolver a doença", completou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.