Rádio Metropole
Neurologista explica como identificar ocorrências de AVC

Uma das formas de identificação é na utilização da sigla SAMU

Foto: Metropress/Fernanda Vilas
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma condição que, em 90% dos casos, é causada por fatores preveníveis. O neurologista Artur Souza, em entrevista ao Metropole Saúde desta terça-feira (28), falou sobre a sigla "SAMU", usada para identificar a ocorrência de AVC nas pessoas. A técnica serve para observar determinados comportamentos que associem à esta condição.
"O 'S' de sorria, você pede para o paciente sorrir e ver se o rosto está torto; o 'A' de abrace, para verificar se um dos braços está mais fraco; o 'M' de música ou mensagem, pedir para falar ou cantar, para verificar se o que ele está tentando passar é clara e se está entendendo o que falamos; se um dos três está alterado, deve procurar 'U' de urgência, e ligar para 192, para procurar emergência médica", disse o neurologista.
O especialista elencou outros sintomas a serem percebidos, como a perda do equilíbrio e a perda súbita da visão, ainda que os principais sejam os relacionados ao que é focado em um lado do corpo. "O que é marcado, de repente, é a instalação de um déficit neurológico focal, força de um lado do corpo, fala, visão, equilíbrio", completou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.