Rádio Metropole
Aila Menezes comenta relação com Preta Gil e tratamento de saúde bancado por ela: "Foi meu porto seguro”

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
“Bahia me inspira, é minha fonte, minha régua e compasso”, diz José Carlos Capinam
Poeta concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (31)

Foto: Catarina Queiroz/Metropress
O poeta, letrista e imortal da Academia de Letras da Bahia, José Carlos Capinam, concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (31), na qual falou sobre sua obra, sua relação com a Bahia e o processo criativo por trás de algumas de suas composições mais marcantes.
Durante a conversa, Capinam afirmou que sua principal fonte de inspiração é o estado onde nasceu. “Bahia me inspira, é minha fonte, minha régua e compasso”, declarou o poeta, ressaltando o papel da cultura baiana na formação de sua linguagem e identidade artística.
Ao comentar sobre uma feira literária que presta tributo ao seu trabalho, o escritor destacou o caráter pessoal e autoral de sua obra. “Essa feira tem como base um tributo ao meu trabalho. Mostra muito essa relação inicial, que funda minha linguagem e dá a ela certas características de autoria pessoal e diferenciada, porque temos grandes poetas. E pra você se arriscar a dizer que é poeta é preciso coragem”, afirmou.
A 1ª Feira Literária de Entre Rios (FLER) será realizada nos dias 27 de outubro, 6 e 7 de novembro de 2025 e terá como tema “Capinan e a Bahia: Poesia, Música e Cultura Viva”.
Capinam também relembrou a criação da icônica canção “Soy loco por ti, América”, composta em parceria com Gilberto Gil. “Na notícia da morte de Che Guevara eu escrevi de pronto, tomado pela emoção. Por isso ela tem uma verdade emotiva muito forte. Eu gosto muito de ter feito essa canção”, disse o poeta, emocionado ao recordar o contexto histórico e afetivo da obra.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.