Rádio Metropole
Mônica Sangalo fala da influência de João Gilberto na música: “A escola dele é delicada e mansa”

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Jornalista comenta Encontros Negros 2025 e celebra expansão do pensamento preto em Salvador: "É uma potência"
Cleidiana Ramos participou do programa Revele, da Rádio Metropole, nesta quarta-feira (5)

Foto: Reprodução/Rádio Metropole
A jornalista e doutora em antropologia Cleidiana Ramos destacou a relevância do Encontros Negros 2025, que acontece nos dias 6 e 7, no Teatro 2 de Julho, em Salvador. Em entrevista ao programa Revele, da Rádio Metropole, nesta quarta-feira (5), ela classificou o projeto como uma “potência”, criado pela dupla Camilla França e Mirtes Santa Rosa, da Umbu Comunicação e Cultura.
“Os Encontros Negros têm sido uma potência, um processo de unir pessoas que produzem trabalhos intelectuais em várias áreas”, afirmou. Durante a conversa, Cleidiana ressaltou que o evento se consolidou como um espaço de difusão do pensamento negro e de experimentação em múltiplos campos.
“As pessoas pensam que quando falamos em cultura negra é apenas do ponto de vista da música, mas a gente está tendo experiências em tantas áreas, literatura, ciências humanas, inclusive subvertendo métodos de pesquisa e ampliando olhares sobre a sociedade”, explicou.
Ela reforçou ainda que o acesso ao evento é gratuito, mediante inscrição pelo Sympla, e elogiou o Teatro 2 de Julho pela intensa programação cultural. “O teatro se recolocou na agenda da cidade e movimenta toda a região, envolvendo a comunidade”, concluiu.
Confira entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.