Rádio Metropole
Aos Fatos: Três Pontos analisa eleições em NY e JM aborda cenário de violência contra professores nas escolas

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Nutricionista alerta que uso de leite desnatado é menos recomendado que integral para intolerantes à lactose
Determinados derivados do leite têm menos lactose e podem não provocar efeito negativo em alguns intolerantes

Foto: Metropress/Fernanda Vilas
A intolerância à lactose é a diminuição da quantidade de lactase no organismo que, por consequência, provoca uma dificuldade maior de absorção da lactose. A nutricionista Ana Amaral, em entrevista ao Metropole Saúde desta quinta-feira (6), afirmou que, ao contrário do que muitos pensam, o leite desnatado, por ter menos gordura, tem uma maior concentração de lactose que o leite integral, portanto é mais recomendável o uso do segundo para os intolerantes.
Ana Amaral também mencionou sobre o consumo de derivados do leite e como ele pode, em alguns casos, não afetar a intolerância. "Quando essa pessoa ingere os derivados, geralmente ela tolera melhor porque há uma quantidade reduzida nos derivados. Requeijão não, mas queijos, principalmente os mais fermentados e maturados, geralmente tem uma quantidade bem reduzida pela própria ação das bactérias e na retirada do soro do leite, em que é também eliminada uma grande quantidade do açúcar. Em iogurtes, por exemplo, é a mesma coisa".
Uso de medicamentos
Algumas pessoas que têm intolerância à lactose de causa primária, a depender dos sintomas, terão que utilizar os medicamentos que irão ajudar a absorver lactose para o resto da vida. No caso de causas secundárias, transitórias, após resolver o problema, a produção de lactase irá retornar à normalidade.
Confira as entrevistas na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.