Quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Jerônimo reconhece clima eleitoral para 2026, mas pede “parcerias” em temas como segurança e fome

Rádio Metropole

Jerônimo reconhece clima eleitoral para 2026, mas pede “parcerias” em temas como segurança e fome

Em entrevista à Rádio Metropole, governador destacou necessidade de cooperação com prefeitos e criticou quem tenta politizar temas como Segurança Pública

Jerônimo reconhece clima eleitoral para 2026, mas pede “parcerias” em temas como segurança e fome

Foto: Metropress/Catarina Queiroz

Por: Metro1 no dia 12 de novembro de 2025 às 13:06

O governador Jerônimo Rodrigues reconheceu, nesta quarta-feira (12), que a disputa pela eleição de 2026 já começou. Em entrevista à Rádio Metropole, o chefe do Executivo baiano defendeu, no entanto, que há temas, como segurança e combate à fome, que não comportam essa disputa e pedem parcerias. 

“Eu acho que é natural, quando termina uma eleição, as pessoas se preparam para outras. O que para mim não fica legal é quando a gente mistura as coisas”, iniciou o governador, citando como exemplo agendas e intervenções anunciadas pelo governo estadual para os municípios de Conceição do Coité e Riachão do Jacuípe, onde os prefeitos fizeram oposição à sua candidatura e à do presidente Lula em 2022.

“Fazer a política de 2026? Que façamos. Mas que a gente não confunda as coisas. Nós não podemos deixar, por exemplo, um motorista de táxi, um motorista de Uber inseguro, porque eu agora já estou fazendo a campanha de 26”, complementou.

Oposição na Segurança Pública

Jerônimo criticou ainda o movimento de governadores e prefeitos que fazem oposição ao presidente Lula e têm ingressado em um movimento para tentar barrar as mudanças que o governo federal propõe para a área da Segurança Pública.

“Para mim, não está correto. Uma coisa é você fazer oposição. Eu posso fazer oposição, mas querer sentar junto. O problema da Segurança Pública não é um problema isolado de um estado, de um município. É preciso que a gente sente junto com o Ministério da Justiça, com o Governo Federal, com os deputados para encontrar uma saída para um problema que não é de um governador e não será, que não é de um prefeito e não será. E que não é de um presidente”, afirmou.

Parceria com a prefeitura de Salvador

O governador mencionou também o encontro e as discussões que teve com o prefeito Bruno Reis para apoiar o Plano Municipal de Segurança de Salvador. Na semana passada, Jerônimo esteve presente ao lado do prefeito no lançamento do plano. Na Metropole, Jerônimo contou detalhes do encontro com o prefeito antes

“Ele disse: ‘nós estamos fazendo um Plano Municipal de Segurança Pública, assim como o senhor tem um estadual, eu quero ter um plano municipal. O senhor nos ajuda a debater?’ E a minha equipe toda sentou com a equipe dele. Ele tem uma equipe que elaborou, contratou uma empresa para elaborar e minha equipe participou”, contou.

Confira a entrevista na íntegra: