Domingo, 16 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Coordenador do MS faz balanço positivo dos primeiros seis meses do Agora Tem Especialistas

Rádio Metropole

Coordenador do MS faz balanço positivo dos primeiros seis meses do Agora Tem Especialistas

O programa tem objetivo de ampliar e agilizar a oferta de saúde pública para a população brasileira

Coordenador do MS faz balanço positivo dos primeiros seis meses do Agora Tem Especialistas

Foto: Reprodução/Rádio Metropole

Por: Metro1 no dia 14 de novembro de 2025 às 18:58

O programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde (MS), cujo objetivo é ampliar a oferta e aumentar a velocidade do acesso da população à saúde pública. O coordenador do programa, Rodrigo Oliveira, em entrevista ao Metropole Saúde desta sexta-feira (14), afirmou que, passados seis meses desde sua implementação, já chegou a hora de colher frutos do programa e fez um balanço positivo das ações praticadas com ele.

"Do ponto de vista nacional, a gente botou toda a normativa de pé. Estamos num processo intenso para que todo o sistema de saúde entenda o programa. Estamos botando de pé, passo a passo, cada um dos componentes do programa. Já temos 35 carretas pelo Brasil, duas na Bahia fazendo um cuidado do diagnóstico para saúde da mulher, de câncer de colo de útero, câncer de mama", disse.

O coordenador falou sobre algumas das ações já feitas e que ainda serão realizadas na Bahia e no Brasil. "Em dezembro, entra uma carreta para fazer cirurgia de catarata aqui na Bahia. Estamos num processo de ampliação e implementação do programa, já temos, hoje, mais de 300 médicos no interior do Brasil atendendo no programa de aprimoramento, e também temos mais de 60 milhões de reais por ano, contratados para atendimento especializados no Brasil", completou.

Rodrigo Oliveira ressaltou a importância do papel da Bahia em todo o processo de implementação do Agora Tem Especialista, pois o estado lidera um conjunto de componentes na telessaúde, no Projeto Mais Médicos Especialistas, nas cirurgias e inovações feitas por municípios, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Ministério da Saúde, em conjunto.

Confira a entrevista na íntegra: