Rádio Metropole
“A Bahia tem reduzido a produção de café”, afirma Presidenete da associação dos produtores de café da Bahia ao citar falta de chuvas

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Gravidez tardia aumenta possibilidade de Síndrome de Down nos filhos, diz obstetra
Além da Síndrome de Down, as chances de aborto e problemas cromossômicos também são maiores

Foto: Metropress/Fernanda Vilas
A gravidez em mulheres com uma idade mais avançada é uma decisão que requer análise, pois há riscos para a saúde da mulher e da criança que irá nascer. O obstetra Carlos Menezes, em entrevista ao Metropole Saúde desta segunda-feira (17), afirmou que a gestação tardia aumenta as chances de aborto, problemas cromossômicos e Síndrome de Down para a criança. Segundo ele, é uma noção que as mães devem ter antes de decidir.
"A paciente não pode querer, que imediatamente quando ela deseja uma gravidez, que a ficha vá corresponder a um filho sadio e perfeito quando ela quiser. A medida que a idade passa, a possibilidade de abortar aumenta, a possibilidade de problemas cromossômicos aumenta, a chance de Síndrome de Down é maior", disse o especialista.
Carlos Menezes também pontuou sobre as condições e responsabilidades de uma mãe de filho especial numa gestação tardia. "Uma coisa que eu chamo a atenção dessas mulheres é: muito pior que iniciar uma vida reprodutiva numa idade tardia, é a possibilidade de, nessa idade, ela poder ter um filho especial. Pode ser um filho que ela cerque de amor, mas que pode trazer, ao casal, um ônus muito grande", completou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.