
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Pneumologista alerta que infecções virais abrem portas para pneumonias bacterianas
Rádio Metropole
Pneumologista alerta que infecções virais abrem portas para pneumonias bacterianas
Apesar de existir a pneumonia viral, a bacteriana, de sintomas diferentes, também pode ter origem em infecções virais

Foto: Reprodução/Rádio Metropole
A pneumonia é resultado de uma inflamação nos pulmões causada por infecções bacterianas. Fernanda Aguiar, pneumologista, afirmou, no Metropole Saúde desta terça-feira (18), que apesar de existir a pneumonia viral, a infecção de vírus, como gripe, pode abrir portas para infecções bacterianas e provocarem, de fato, a pneumonia bacteriana.
"São duas coisas que podem acontecer, a pneumonia pelo próprio vírus, mas os vírus também podem abrir portas para infecção bacteriana. Pode começar com o quadro de uma virose, uma gripe, e o dano gerado por ela abrir portas para uma infecção bacteriana que se junta a essa infecção viral", disse a especialista.
Diferenças de sintomas
A pneumologista ainda destacou a diferença existente entre os sintomas dos dois tipos de pneumonia. "Os sintomas podem ser parecidos, a diferença é que a bacteriana costuma causar uma tosse mais produtiva, uma febre mais alta, às vezes uma dor torácica, que se confunde a depender da localização. A exemplo de Galvão Bueno, quando provavelmente a dor era na base do pulmão e se confundiu com uma dor no rim".
A pneumonia viral, por outro lado, pode ter tosses mais secas e quadros mais arrastados. "Os sintomas podem ser virtualmente iguais e o que diferencia isso são os exames feitos. Os exames são feitos nos casos mais graves, que necessitam de internação", completou Fernanda Aguiar.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

