Quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Nefrologista afirma que doença renal crônica tem prevalência na população negra

Rádio Metropole

Nefrologista afirma que doença renal crônica tem prevalência na população negra

Em alguns países africanos, mais de 30% da população tem gente associado as doenças renais

Nefrologista afirma que doença renal crônica tem prevalência na população negra

Foto: Metropress/Fernanda Vilas

Por: Metro1 no dia 19 de novembro de 2025 às 19:01

Existe um gene, chamado de apolipoproteína A-1, que determinadas pessoas têm, associado ao risco aumentado do surgimento da doença renal crônica. Conforme o nefrologista Antônio Almeida, em entrevista ao Metropole Saúde desta quarta-feira (19), o gene em questão tem uma prevalência em pessoas negras. Elas, portanto, tem mais chances de desenvolver uma doença renal crônica. 

Em alguns países da África ocidental, mais de 30% da população tem esse gene. "Isso explica, por exemplo, como nos Estados Unidos existem dez vezes mais pacientes negros em hemodiálises [tratamento que substitui a função renal de filtrar o sangue] do que brancos. Então, existe um componente genético importante nesta doença", disse Antônio.

Fatores de risco para Doença renal crônica

O especialista também citou que determinados medicamentos podem ajudar a desenvolver a condição. "Esse gene, chamado da apolipoproteína A-1, tem uma relação importante com a ancestralidade africana. Então não é só uma questão econômica e social. Vemos também muitos pacientes com lesões renais provocadas por drogas, medicamentos. Então, às vezes, o uso abusivo de determinados medicamentos, eventualmente alguns chás e suplementos, provocam doença renal", completou.